Gosto muito de introduzir grãos nos meus cardápios, além da variedade podemos usufruir de suas  propriedades nutricionais.

Hoje vou falar um pouquinho do que sei sobre a soja, que além de suas funções nutricionais básicas,  é considerada um alimento funcional por produzir efeitos benéficos a saúde.

No aspecto nutricional, a  soja é rica em proteínas de boa qualidade eliminadoras de radicais livres por conterem poderes antioxidantes, é uma excelente fonte de minerais como por exemplo, cobre, ferro, fósforo, potássio,vitaminas A, C, E além do complexo B.

E conforme estudos, os efeitos fitoterápicos são diversos, e podem ser usados como forma preventiva de diversas doenças como, osteoporose, cardiovasculares, cancer, sintomas da menopausa e muitos outros, vale a pena fazer um estudo mais aprofundado no assunto.

Fiz essa salada que fica muito boa como acompanhamento ou até mesmo guarnição, fica bem colorida e bastante saborosa.

Ingrediêntes:

2 xícaras de (sopa) soja cozidas

2 pepinos” japónes” sem sementes picados

2 tomates sem sementes cortados em cubos pequenos

1 cenoura média ralada

1/2 cebola roxa picada (poderá ser qualquer tipo de cebola)

Salsa picada

Sal

Azeite

Pimenta dedo de moça picada (opcional)

1 limão siciliano (usar apenas  o suco)

Modo de preparo::

A soja tem um gosto forte, que é ativada quando o grão entra em contato com a água fria,   por isso as pessoas tendem a evitar seu consumo, mas para tirar este gosto, basta jogar os grãos em água fervente, depois disso, deixe a soja de molho em água da noite para o dia, mais ou menos 06 horas.

Depois disso lave bem os grãos para soltar toda a casca.

Cozinhe em panela de pressão de 20 à 30 minutos, o tempo vai variar conforme a qualidade dos grãos, se forem novos cozinharão mais depressa.

Feito isso, deixe a soja esfriar e acrescente os legumes picados, tempere à  gosto.

Deixe descansar alguns minutos na geladeira para agregar bem os sabores, feito isso, estará pronta para servir.

Espero que gostem!