Estou de volta e para comemorar vou mostrar para voces um prato que eu adoro. Um macarrão com molho Alfredo servido com Paillard de filé mignon. E as vezes quando saio e estou sem idéia do que pedir, peço este, que com certeza vai me deixar feliz e muito bem alimentada.

A história deste molho diz  que por volta dos anos de 1910 a 1914, um Chef com o nome de Alfredo di Lelio inaugurou um Restaurante com o nome de “L’Originale Alfredo di Roma Ristorante” um Bistrô que logo agradou os fregueses pela qualidade de sua comida.

Porém o fato que marcou para sempre a história do pequeno restaurante foi quando sua esposa Inês, deu a luz ao seu primogênito, e ele preocupado com a falta de apetite da esposa, cozinhou um Fettuccine e serviu apenas com manteiga e Parmeggianno. Pronto, estava criado um dos molhos mais famosos de  macarrão de todos os tempos.

O auge ocorreu quando uma atriz do Cinema mudo chamada Mary Pickford e Douglas Fairbanks, do filme “Lua de Mel em Roma” gostaram tanto do prato que presentearam a casa com um garfo e uma colher de ouro.

E até os dias de hoje, quem tiver o privilégio de jantar no Alfredo em Roma poderá ultilizar os talheres de ouro, desde que seja o mais velho da mesa.

Mas vou esclarecer um detalhe, com o passar do tempo, esta receita foi sofrendo algumas alteraçãoes, as de hoje em dia tem o acrescimo de creme de leite fresco, pois nos  Estados Unidos acrescentaram o ingrediente que o tornou ainda mais saboroso , portanto se voce estiver na Itália e quizer pedir o tradicional molho do Alfredo, deve pedir fettuccine al burro, pois quando houve a mudança o nome que se popularizou ao redor do mundo já estava modificado .

Este molho vai bem com vários tipos de massas, spaguetti, fettuccine, penne, portanto escolha a que voce mais gosta e mãos a obra!!

O paillard é feito da seguinte maneira, colocar o bife entre dois pedaços de plástico filme e bater até que ele fique bem fino e grande, geralmente são feitos com bifes de 80 à 100 gr.

Depois tempere com sal e pimenta do reino e deixe grelhar.

Monte o prato usando o paillard como uma cama e a massa sobre ele, ficará uma delícia.

Prove!!

Ingredientes para o molho:

1 colher de sopa de manteiga ( eu uso a clarificada)

300 ml de creme de leite fresco

250 gr de parmesão ralado

Modo de fazer:

Aquecer a manteiga, acrescentar o creme de leite fresco e em seguida o queijo parmesão ralado.

Cozinhar até que o queijo esteja todo derretido, apague o fogo e despeje em cima da massa de sua preferência.

Bom apetite!